terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estrada de Ferro


Viaduto do Carvalho
   Inaugurada em 1885, a estrada de ferro liga as cidades de Paranaguá no litoral do Paraná à capital Curitiba. O trecho é a  principal rota de escoamento de cultivos agrícolas das regiões sul e sudeste do Brasil em direção ao porto de Paranaguá. 
   Uma das principais atrações turísticas do Estado, e uma admiravel obra de engennharia, devido ao difícil  relevo  superado em sua construção, projetada pelos irmãos Rebouças. Composta por um conjunto de13 túneis esculpidos em rochas e grandes pontes. Em 1892 alcançou o porto de Antonina. Dos 9.000 homens recrutados, mais da metade morreu pelas precárias condições de segurança.
   Na década de 60, o túnel 13  foi interditado por não suportar o intenso fluxo de vagões.

  Com a extensão de cento e dez quilometros, a estrada de ferro é cortada pela serra do mar.O objetivo da construção da estrada de ferro era estreitar a relação entre as cidades do litoral e a capital do Estado do Paraná.
Para a viagem de inauguração da estrada de ferro, embarcaram no trem engenheiros, autoridades, federais, jornalistas e alguns convidados.
Cachoeira Véu de Noiva

Estação Marumbi


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=645445

Nenhum comentário:

Postar um comentário